Organização: Carmem Lucia Teixeira e Lourival Rodrigues da Silva (in memória)
Escola de Educadores/as de Adolescentes e Jovens: formação para o acompanhamento juvenil faz parte da coleção caminhos. Trata-se da sistematização de uma experiência que tocou o coração e as realidades de muitas pessoas, contribuindo para melhorar suas práticas desenvolvidas junto aos /as adolescentes e jovens, nas comunidades, paróquias, dioceses, regionais, escolas, seminários, centros de formação e educação social…
Muitas vezes ficamos desesperados/as quando temos que pensar uma proposta de formação para os educadores/as e assessores/as em nossas organizações, não é mesmo? Pensamos: por onde começar? Que conteúdos abordar? Que metodologia utilizar? Como fazer uma formação que parta da realidade das pessoas? Como envolver as pessoas para que o processo seja participativo, para que se sintam parte da proposta? Como fazer algo que toque o coração e que as motive?
Nesse material você encontra respostas para essas e outras perguntas, de forma bem didática e, de maneira, que possa realizar a proposta adaptando-a de acordo com as suas necessidades e realidades.
A proposta da Escola de Educadores/as contém seis módulos e, esses estão pensados, para serem realizados dentro da vivência de um processo, onde se aprofunde temáticas que são importantes para a formação de pessoas, que estão fazendo, ou que, se proponha a realizar um trabalho de acompanhamento aos adolescentes e jovens. Para isso, o projeto inicia com um chamado aos/as educadores/as para um olhar sobre si mesmo/a, reconhecendo-se como educador/a, assessor/a. Depois, é preciso conhecer e reconhecer os adolescentes e jovens, saber quem eles são, afinal de contas, não podemos amar a quem não conhecemos e, muito menos desenvolver uma boa ação com eles/as, se não sabemos quem são. O passo seguinte é, conhecendo esses sujeitos da minha ação, que formação oferecer? Um estudo sobre um caminho pedagógico – O processo de Formação Grupal e suas dimensões, que ser uma possível resposta. Para desenvolver um bom processo de formação é fundamental saber o como, que método utilizar. Saber que inspirações motiva o trabalho e o seu projeto de vida como educador/a assessor/a é também um elemento muito importante para manter a esperança e resistir diante das dificuldades, bem como, saber fazer um bom planejamento da ação para que ela provoque as transformações desejadas.
Livro com 114 páginas, 32x 23×1
Este material foi publicado com a doação da DKA faz parte do material doado a Carmem Lucia Teixeira e depois ao Cajueiro.
Livraria Cajueiro, a loja do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO.