Autor – Flávio Munhoz Sofiatti
Dentre os movimentos religiosos que nas últimas décadas experimentam uma expressiva visibilidade pública no mundo ocidental, encontramos a Renovação Carismática Católica (RCC), constitui-se numa das grandes reformulações do catolicismo contemporâneo. Ela ficará na vivência dos dons do Espírito Santo suas raízes, enquanto experiência religiosa, e como fenômeno eclesial se caracterizará por sua ampla adaptabilidade às necessidades locais, criatividade de estratégias para congregar fiéis uma forte organização descentralizada.
O estudo aqui apresentado percorre a maneira como a vitalidade carismática coloniza o cotidiano de seus jovens seguidores, vertebrando propostas aparentemente “estranhas” à juventude, que oscilam da rigidez doutrinal, no campo sexual, a integração das mais avançadas tecnologias e performance musicais. Entretanto, a riqueza dos dados coletados pelo autor demonstra como muito desses jovens ligados à comunidade católica Canção Nova, abraçam um projeto de vida que articula a tensa relação entre uma cultura de consumo com sua extensa oferta de sentido, severas contradições e mazelas sociais brasileiras que impedem a realização pessoal das novas gerações.
Numa narrativa fluida o livro revela insuspeitados mecanismos sociológicos que tecem as tramas do religioso, irrigando o mundo urbano nas grandes cidades. Além disso, o livro de Flávio Sofiatti oferece uma compreensão das crises das juventudes em geral, e de suas aspirações religiosas, em particular. Brenda Carranza.
livro com 275 páginas, 23/16/ 1,5
Livraria Cajueiro, a loja do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO.